Entenda as modalidades de cursos no Brasil

São diversas as modalidades de cursos no Brasil, que abarcam tanto a obtenção de certificado técnico, quanto, também, de ensino superior ou de graduações acima dele. Confira, abaixo, quais são elas e para quem elas são indicadas.

Cursos no Brasil

Existem diversas modalidades de cursos ofertadas no Brasil e reconhecidos pelo MEC, sendo que cada uma delas possui um objetivo e finalidade diversa.

cursos no Brasil

Conheça abaixo quais são e para quem cada um deles é destinado.

DICA: A FMU tem bolsas de até 50% de desconto nos cursos de graduação. Escolha seu curso e faça sua matrícula agora mesmo: https://fmu.minhagraduacao.com.br/

Cursos no Brasil – Universitário

O curso universitário nada mais é do que aquele que é cumprido como uma graduação em uma instituição de ensino superior. Assim, ele também é conhecido como terceiro grau completo.

O diploma universitário, aliás, é muito importante para quem deseja se colocar dentro do mercado de trabalho, pois demonstra conhecimento em determinada área.

Disponível tanto para matérias de humanas, exatas, ciências e ciências aplicadas, esses cursos tornam o seu concluinte em um especialista na área, com conhecimentos gerais sobre o assunto.

A graduação nível bacharel é a mais tradicional. Além disso, existem, também, as de licenciatura, por exemplo, destinadas aos cursos que preparam seus alunos para, futuramente, lecionar aulas.

Quanto ao tempo de duração, este depende da área, podendo durar entre 2 e 6 anos que podem ser distribuídos em turnos de aula integrais ou, ainda, em um ou mais turnos do dia. Ainda, existem cursos de realização presencial, semipresencial e, também, à distância (EaD).

Ainda, o ingresso em um curso de terceiro grau depende da realização de exame vestibular ou, ainda, da utilização da nota obtida no Enem, conforme regras de cada instituição de ensino. No caso de universidades particulares, que demandam o pagamento de matrículas, existem diversos incentivos do governo, como opções para financiamento ou, ainda, bolsas de estudos.

Cursos no Brasil de técnico e tecnólogos

Esses cursos são oferecidos por diversas instituições de ensino e, a princípio, pretendem qualificar de forma mais rápida que as universidades o aluno para a execução de alguma tarefa profissional.

Os cursos tecnólogos são ainda mais rápidos que os técnicos, pois sua duração é menor. Além disso, geralmente eles são ligados a áreas práticas que demandam o conhecimento prático, portanto, para sua execução.

Curso extracurricular

Esses cursos extracurriculares são aqueles que, apesar de não conferirem um tipo de diploma de terceiro grau completo ou de expertise na área técnica, demonstram o conhecimento do profissional de forma aprofundada em algumas áreas de sua atuação ou dia a dia.

cursos no Brasil

Assim, existem não apenas cursos de atualização na área, mas também cursos de outros idiomas e até mesmo de uso de ferramentas online destinadas à prestação de serviços.

Cursos no Brasil de Pós-graduação

Por fim, ainda existem, no Brasil, as pós graduações, que são ofertadas em diversos modelos e categorias.

A pós-graduação lato sensu, conhecida popularmente apenas como pós-graduação, corresponde a um curso de cerca de 18 meses de duração em que há o aprofundamento do aluno em alguma área específica de sua graduação.

Nesse sentido, por exemplo, caso haja formação em Direito, é possível fazer a especialização lato sensu em práticas de advocacia, direito do trabalho, cível, penal, tributário e tantos outros.

Também, há o mestrado, cujo tempo de duração é de 2 anos. Nesse caso, ao final do curso, será necessário que o aluno apresente uma dissertação demonstrando sua pesquisa.

O mestrado exige que os candidatos sejam orientados por um professor em seu plano de estudos, assim como a participação em aulas e grupos de pesquisa.

Dessa mesma natureza, ainda, é o doutorado, cuja realização somente pode ser feita após a obtenção do título de mestre. O doutorado, assim como o mestrado, também exige orientação por um professor, e tem duração de 4 anos ao final dos quais é necessária a apresentação de uma tese.

Por fim, também existe o pós doutorado, ou título de PhD, que é a máxima graduação possível do aluno dentro de uma área. Contudo, ele não conta como um título de graduação, mas apenas como uma especialização em nível superior.

Portanto, existem vários tipos de graduações disponíveis no Brasil e reconhecidas pelos órgãos de educação. Eles não só valorizam o currículo do indivíduo, como também auxiliam na sua introdução ou, ainda, melhoria de condições perante o mercado de trabalho.

Como analisar os melhores cursos no Brasil para você

Para analisar e escolher os melhores tipos de curso é necessário analisar tanto a disponibilidade de tempo quanto financeira. Além disso, outros fatores devem ser colocados na balança, como a duração total do curso e a utilização prática que ele poderá ter na sua vida.

Além disso, em alguns casos, como a pós-graduação, o mestrado e o doutorado, é essencial a realização de graduação anterior.

Portanto, analise sua realidade e as possibilidades de curso conforme a sua aproximação com as áreas e invista no seu futuro realizando cursos e aumentando seu conhecimento e desenvolvimento profissional e educacional.